quarta-feira, 11 de agosto de 2010

A dificuldade em ser um Jovem Escritor no Brasil





No mesmo ritmo em que a internet se populariza mais talentos aparecem na rede. O difícil é encontrar espaço para todos eles.

“Eu tenho cadastro em um site de escritores, e lá temos a oportunidade de postarmos as histórias”


A literatura atualmente já faz parte da vida de milhares de jovens no Brasil. Seja lendo ou escrevendo, o jovem brasileiro com os grandes fenômenos da literatura como Harry Potter, aprendeu a gostar de ler, e vêm alçando vôos cada vez maiores no mundo literário. Hoje um novo fenômeno são os jovens escritores que utilizam a internet para divulgar sua obra. É possível encontrar na rede milhares de blogs com poemas, contos, composições e até romances que utilizam a grandiosidade da internet para quem sabe chamar a atenção de uma editora e ser reconhecido.
Seguindo esse caminho de divulgação na internet o assistente administrativo Fernando José Calazan de 27 anos acredita que pode vir a ser publicado. “Eu tenho cadastro em um site de escritores, e lá temos a oportunidade de postarmos as histórias. Eles tem um catálogo enorme de editoras, tanto do Brasil, quanto de outros países, o que motiva ainda mais os autores”. Fernando escreve desde os 10 anos, e suas maiores influências foram escritores de fantasia como C.S.Lewis e J.R.R.tolkien. “O que mais me chamava a atenção nessas histórias, era como os autores as escreviam de forma a dar ao leitor a sensação de ter alguém ao seu lado narrando uma epopéia mágica”
Com um caminho diferente de Fernando o escritor Rafael Lima, 24 anos, acaba de publicar sua primeira obra “"Aura de Asíris - A Batalha de Kayabashi", ele acredita que há dois caminhos para o jovem escritor publicar sua obra. A primeira é bancar toda a edição, e a segunda é a partir de pequenas antologias e coletâneas, criando assim um nome, e torcer para ser reconhecido por uma editora. Rafael conseguiu publicar seu livro através do primeiro caminho. Ele deixa uma dica para os jovens escritores. “Para quem já tem um romance o ideal é que se faça quatro coisas: registrar o texto no Escritório de Direitos Autorais (EDA), enviá-lo para leitores betas fazerem uma análise crítica (algo completo, não apenas dizerem se gostaram ou não), revisá-lo e fazer o aprimoramento do texto). Aí sim enviá-lo para análise de editoras, organizadores de coletâneas e afins”. Ele utiliza a internet para divulgação de suas obras e afirma que é possível viver de literatura, mas é necessário uma dose de sorte.
Uma chance para os jovens autores que não tem condições de bancar uma edição é através de editoras destinadas a esse propósito, como é o caso da Editora Multifoco, que via e-mail recebe as obras, seleciona as melhores e custeia todo o processo de edição. O escritor apenas terá que vender cerca de 30 volumes de seu livro depois de lançado, e terá inicialmente 5% do dinheiro recebido pelas vendas. O percentual recebido pelo autor aumenta, de acordo com as vendas.
Com a internet tanto o publico de leitores quanto o número de escritores aumentaram, mas ainda é muito difícil para os jovens escritores lançarem suas obras, pois o processo de edição e lançamento de um livro é muito caro,e as grandes editoras ainda não investem tanto nesse público.


Wilton Black

Os direitos da imagem não são meus. Direitos totalmente reservados.

Um comentário: